sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS
DCHT- CAMPUS XVI – IRECÊ
Prof.ª Valnice Paiva
 
 
EDUCAÇÃO E ARTE
(MUSICAlIZAÇÃO INFANTIL)

 
Emanuela Rios Pereira
Fabíola dos Santos Souza[1]

 

 

          A música em sala de aula permite que o aprendizado ocorra de forma dinâmica, hoje o uso da música no espaço escolar juntamente com sua aplicabilidade em dinâmicas, brincadeiras e atividades estimulam a aprendizagem e a imaginação, bem como incentivam a interação e a comunicação dos alunos entre si. Embora a aplicabilidade da música na sala de aula seja frequente e sedutora cabe uma discussão nos campos da educação e da música trazendo reflexões sobre a aprovação da lei 11.769/08, que determina o uso da música como conteúdo curricular obrigatório na educação básica. Desde a aprovação dessa lei não tornou-se público quais iniciativas vêm sendo tomadas pelo governo para preparar profissionais para trabalhar com a música nas escolas, que a princípio poderia apenas ser ensinada por profissionais formados especificamente na área musical, mas de acordo com o que é explanado no vídeo “curso CPT musicalização infantil”  que para iniciar as aulas de musicalização infantil não é preciso ter necessariamente graduação em música, uma vez que a mesma possui outros caminhos para ser explorados além da teoria musical propriamente dita e levando em conta a escassez de professores com tal qualificação, e considerando que há no mercado ótimos profissionais - autodidatas ou com qualificação informal - capacitados para lecionar, mas que não possuem formação acadêmica, ampliaram-se as vagas também para esses professores sem formação acadêmica em música. Cabe questionar como estabelecer um vinculo desse novo componente curricular com a música que já é tradicionalmente trabalhada na escola, através de cantigas, jogos e atividades.

           A capacidade de absorver e aprender torna-se agradável e descontraída, fugindo das repetições e monotonia do dia a dia da criança, por tudo isso a música pode tornar o aprender prazeroso e atrair a criança para um contexto na qual ela seja capaz de socializar com outros, imitar sons e proporcionar movimentos com o próprio corpo. Os momentos de troca e comunicação sonoro/musicais favorecem o desenvolvimento afetivo e cognitivo, bem como a criação de vínculos fortes tanto com os adultos quanto com outras crianças e até mesmo com a própria música. Portanto, a música pode contribuir para tornar o ambiente escolar mais alegre e favorável à aprendizagem, propiciar uma alegria que seja vivida no momento presente e isso é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por esse ambiente.

          Como podemos perceber até o presente momento, a música pode ser trabalhada em várias áreas da educação, como português, matemática, geografia, história e na própria disciplina de artes até mesmo de maneira interdisciplinar, no entanto, para atingir essas áreas o professor poderá atribuir atividades que contribuem para que o indivíduo aprenda a viver na sociedade, abrangendo aspectos comportamentais como disciplina, respeito, gentileza, civilidade, valores e aspectos didáticos, com a formação de hábitos específicos, tais como os relativos a datas comemorativas, cores, números, noções de higiene, a manifestações folclóricas, poesias, análise, síntese, discriminação visual e auditiva, coordenação viso motora, ou seja, atividades que facilitarão a aprendizagem, fixando assuntos relevantes, unindo o útil ao agradável. De acordo com um dos vídeos visualizados no you tube “musicalização infantil e expressão corporal” que diz que as crianças realizam movimentos com o corpo enquanto ouvem músicas onde as mesmas direcionam esses movimentos e conduzem brincadeiras e atividades, sendo de grande importância para o aprendizado, a partir disso presume-se que o trabalho com música é indubitavelmente recomendado para crianças que estão na educação infantil.

          Os conteúdos relacionados ao fazer música devem ser trabalhados em situações lúdicas, como já mencionado, fazendo parte do contexto global das atividades, pois quando as crianças se encontram em um ambiente afetivo no qual o professor está atento a suas necessidades, falando, cantando e brincando com e para elas, adquirem a capacidade de atenção, tornando-se capazes de ouvir, imitar, interagir e constituir personalidade através da música atrelada a outros fatores da educação.

IRECÊ
2014



¹Graduandas em pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia DCHT XVI – VI Semestre
 

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