DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS
HUMANAS E TECNOLOGIAS
DCHT-
CAMPUS XVI – IRECÊ
Prof.ª Valnice Paiva
EDUCAÇÃO
E ARTE
(MUSICAlIZAÇÃO
INFANTIL)
A música em
sala de aula permite que o aprendizado ocorra de forma dinâmica, hoje o uso da
música no espaço escolar juntamente com sua aplicabilidade em dinâmicas,
brincadeiras e atividades estimulam a aprendizagem e a imaginação, bem como
incentivam a interação e a comunicação dos alunos entre si. Embora a
aplicabilidade da música na sala de aula seja frequente e sedutora cabe uma
discussão nos campos da educação e da música trazendo reflexões sobre a
aprovação da lei 11.769/08, que determina o uso da música como conteúdo
curricular obrigatório na educação básica. Desde a aprovação dessa lei não
tornou-se público quais iniciativas vêm sendo tomadas pelo governo para
preparar profissionais para trabalhar com a música nas escolas, que a princípio
poderia apenas ser ensinada por profissionais formados especificamente na área
musical, mas de acordo com o que é explanado no vídeo “curso CPT musicalização
infantil” que para iniciar as aulas de
musicalização infantil não é preciso ter necessariamente graduação em música,
uma vez que a mesma possui outros caminhos para ser explorados além da teoria
musical propriamente dita e levando em conta a escassez de professores com tal
qualificação, e considerando que há no mercado ótimos profissionais -
autodidatas ou com qualificação informal - capacitados para lecionar, mas que
não possuem
formação acadêmica, ampliaram-se as vagas também para
esses professores sem formação acadêmica em música. Cabe questionar como estabelecer um vinculo desse novo componente curricular
com a música que já é tradicionalmente trabalhada na escola, através de
cantigas, jogos e atividades.
A capacidade de absorver e aprender torna-se
agradável e descontraída, fugindo das repetições e monotonia do dia a dia da
criança, por tudo isso a música pode tornar o aprender prazeroso e atrair a
criança para um contexto na qual ela seja capaz de socializar com outros,
imitar sons e proporcionar movimentos com o próprio corpo. Os momentos de troca
e comunicação sonoro/musicais favorecem o desenvolvimento afetivo e cognitivo,
bem como a criação de vínculos fortes tanto com os adultos quanto com outras
crianças e até mesmo com a própria música.
Portanto,
a música pode contribuir para tornar o ambiente escolar mais alegre e favorável
à aprendizagem, propiciar uma alegria que seja vivida no momento presente e
isso é a dimensão essencial da pedagogia, e é preciso que os esforços dos
alunos sejam estimulados, compensados e recompensados por esse ambiente.
Como podemos perceber até o presente
momento, a música pode ser trabalhada em várias áreas da educação, como
português, matemática, geografia, história e na própria disciplina de artes até
mesmo de maneira interdisciplinar, no entanto, para atingir essas áreas o
professor poderá atribuir atividades que contribuem para que o indivíduo
aprenda a viver na sociedade, abrangendo aspectos comportamentais como
disciplina, respeito, gentileza, civilidade, valores e aspectos didáticos, com
a formação de hábitos específicos, tais como os relativos a datas
comemorativas, cores, números, noções de higiene, a manifestações folclóricas,
poesias, análise, síntese, discriminação visual e auditiva, coordenação viso
motora, ou seja, atividades que facilitarão a aprendizagem, fixando assuntos
relevantes, unindo o útil ao agradável. De acordo com um dos vídeos
visualizados no you tube
“musicalização infantil e expressão corporal” que diz que as crianças realizam
movimentos com o corpo enquanto ouvem músicas onde as mesmas direcionam esses
movimentos e conduzem brincadeiras e atividades, sendo de grande importância
para o aprendizado, a partir disso presume-se que o trabalho com música é
indubitavelmente recomendado para crianças que estão na educação infantil.
Os conteúdos relacionados ao fazer
música devem ser trabalhados em situações lúdicas, como já mencionado, fazendo
parte do contexto global das atividades, pois quando as crianças se encontram
em um ambiente afetivo no qual o professor está atento a suas necessidades,
falando, cantando e brincando com e para elas, adquirem a capacidade de
atenção, tornando-se capazes de ouvir, imitar, interagir e constituir
personalidade através da música atrelada a outros fatores da educação.
IRECÊ
2014
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