- Amarelinha musical: A amarelinha será formada por bambolês ou EVA dispostos na formação original da amarelinha, em vez de números serão utilizadas em cada círculo as notas musicais que serão pintadas no chão com tinta guache e terá como objetivo ensinar a diferença de timbres, exemplo e também a exploração das notas através da música Dó, Ré, Mi, Fá entre outras que serão cantadas em pelo menos dois timbres graves e agudos enquanto pulam além de explorar os movimentos, como pular em um só pé.
- Confecção de chocalhos: Com garrafas pet de 200ml, latinhas de Nescau, caixinhas de fósforo entre outros, para encher com grãos diversos, decorar e lacrar com fita adesiva colorida. Em seguida algumas cantigas serão tocadas no violão pela estagiária que orientará os alunos a acompanharem as musicas com os chocalhos confeccionados por eles, obedecendo o ritmo e o tempo das canções.
- Confecção de borboleta: Desenho de uma borboleta em papel impresso as crianças colarão papel crepom na mesma em seguida a borboleta será recortada pelas crianças e coladas em palito de churrasco para que as crianças possam manuseá-las reproduzindo o voo da mesma ao som da sinfonia de Mozart, na qual as mesmas serão orientadas a ao ouvir as notas mais agudas balançar as borboletas para cima e nas notas mais graves balançar as borboletas para baixo acompanhando a música que estará sendo executada Objetivo da borboleta será mostrar às crianças a intensidade/tonalidade dos sons: graves, médios e agudos.
Para uma visão cognitivista, o
conhecimento musical se inicia por meio da interação com o ambiente, através de
experiências concretas, que aos poucos levam à abstração (ROSA, 1990, p.15).
Nenhum comentário:
Postar um comentário