Recreação Musical Infantil
A música no contexto da educação infantil vem, ao longo de sua história,
atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios às questões próprias
dessa linguagem. Tem sido, em muitos casos, suporte para atender a vários
propósitos, como a formação de hábitos, atitudes e comportamentos: lavar as
mãos antes do lanche, escovar os dentes, respeitar o farol etc.; a realização
de comemorações relativas ao calendário de eventos do ano letivo simbolizados
no dia da árvore, dia do soldado, dia das mães etc.; a memorização de conteúdos
relativos a números, letras do alfabeto, cores etc., traduzidos em canções.
Constata-se uma defasagem entre o trabalho realizado na área de Música e nas
demais áreas do conhecimento, evidenciada pela realização de atividades de
reprodução e imitação em detrimento de atividades voltadas à criação e à
elaboração musical. A música está presente em diversas situações da vida
humana. Nesses contextos, as crianças entram em contato com a cultura musical
desde muito cedo e assim começam a aprender suas tradições musicais.
Compreende-se a música como linguagem e forma de conhecimento.
Exemplos: “Eu com as quatro”, “No velho Oeste”, “Fui à China” etc.
A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão,
do equilíbrio, da auto-estima e autoconhecimento, além de poderoso meio de
integração social.
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