DE ONDE VEM A MÚSICA?
A música, segundo a teoria musical, é formada de três elementos principais. São eles o ritmo, a harmonia e a melodia. Entre esses três elementos podemos afirmar que o ritmo é a base de toda expressão musical.
Sem ritmo não há música. É o único elemento que pode existir independente dos outros dois: a harmonia e a melodia.
A harmonia, segundo elemento mais importante, é responsável pelo desenvolvimento da arte musical. Foi da harmonia de vozes humanas que surgiu a música instrumental.
A melodia, por sua vez, é a primeira e imediata expressão de capacidades musicais, pois se desenvolve a partir da língua, da acentuação das palavras e forma uma sucessão de notas característica que, por vezes, resulta num padrão rítmico e harmônico reconhecível.
A Música sempre esteve presente na vida das pessoas, seja por peças grandemente elaboradas, como em simples letras cantaroladas pelas crianças, ou até mesmo pela melodias dos pássaros.
Algumas hipóteses são levantadas quando se fala do surgimento da música. Alguns autores defendem que ela surgiu a partir da imitação dos cantos dos pássaros, outros defendem a música como forma de confraternização religiosa, com o uso de tambores e outros instrumentos rústicos. Outros ainda acreditam que os movimentos rítmicos do corpo humano tenham originado a música.
De acordo com Bréscia (2003), em algumas civilizações antigas, como a Grécia, o ensino da música era obrigatório e há indícios que naquela época já havia pequenas orquestras. Os gregos acreditavam que determinada combinação de sons poderia até curar algumas enfermidades. Outro ponto interessante é a Bíblia. Nela encontramos diversas citações que falam da música principalmente como forma de adoração em Cultos religiosos.
Atualmente existem diversas definições para música. Mas, de um modo geral, ela é considerada ciência e arte, na medida em que as relações entre os elementos musicais são relações emocionais, matemáticas e físicas; a arte manifesta-se pela escolha dos arranjos e combinações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário