MÚSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Ao acompanhar a música com gestos ou
dançar a criança estará trabalhando a coordenação motora e a atenção; ao cantar
ou imitar sons ela estará descobrindo suas capacidades e estabelecendo relações
com o ambiente em que vive.
Atividades como cantar fazendo gestos,
dançar, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança, pois
elas permitem que se desenvolva o senso rítmico, a coordenação motora, sendo
fatores importantes também para o processo de aquisição da leitura e da escrita.
No ensino da música, essa linguagem
musical deve ser um dos meios para alcançar a educação de pessoas criativa e
crítica, e os bons resultados serão obtidos pela adequação das atividades, pela
postura reflexiva e crítica do professor, facilitando a aprendizagem,
propiciando situações enriquecedoras, organizando experiências que garantam a
expressividade infantil.
Brito (2003) vê a importância de que
não só o professor deve pesquisar, mas que a criança também seja estimulada
para isso. Ao educar, caberá enriquecer seu repertório musical criando e
ampliando os caminhos com diversos recursos como disco e materiais para a
construção musical e para serem explorados, observar o trabalho de cada criança
e planejar atividades que envolvam músicas de diferentes povos, de diferentes
épocas, de diferentes formas, de diferentes compositores permitindo assim,
conhecer melhor a nós mesmo e ao outro - próximo ou distante. Seu trabalho deve
ser criativo, despertando a motivação da criança, imaginando novas
possibilidades de aprendizado e facilitando as atividades dos alunos, quando
solicitado.
A audição poderá ser trabalhada com
mais detalhes, acompanhando a ampliação da capacidade de atenção e concentração
das crianças. A apreciação musical poderá propiciar o enriquecimento e
ampliação do conhecimento de diversos aspectos referentes à produção musical:
os instrumentos utilizados; tipo de profissionais que atuam e o conjunto que
formam (orquestra, banda, coral, etc.); gêneros musicais como: clássico,
eletrônico, jazz, pop, popular, romântico, etc.
Atividades como ouvir música, aprender
uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos, etc.
despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de
atender as necessidades de expressão que passam pelas esferas afetiva, estética
e cognitiva. Aprender música significa integrar experiências que envolvem a
vivência, a percepção e a reflexão, encaminhando-as para níveis cada vez mais
elaborados.
Sendo assim, as atividades de
exploração sonora devem partir do ambiente familiar da criança, passando depois
para ambientes diferentes. Um exemplo de atividades que o professor pode fazer
é pedir para que as crianças fiquem em silêncio e observem os sons ao seu
redor, depois elas podem descrever, desenhar ou imitar o que ouviram. Também
podem fazer um passeio pelo pátio da escola para descobrir novos sons, ou
aproveitar um passeio fora da escola e descobrir sons característicos de cada
lugar.
Portanto, antes de oferecer à criança
um método, um instrumento em escolas ou conservatórios, é preciso trabalhar
nelas o ouvir, escutar, perceber, descobrir, imitar, repetir os sons, isto é,
construir seu conhecimento sobre música, pois antes das regras musicais, deve
vir a vivência, a familiaridade com os sons e suas particularidades.
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